top of page
Buscar

WORKSHOPS DE ESCRITA

orientados pela escritora Ana Teresa Silva




(1) ESCREVER PARA O BEM-ESTAR

(2) ESCRITA CRIATIVA

(3) ESCRITA DE AUTO-DESCOBERTA



OS OBJECTIVOS PODEM SER TÃO VARIADOS COMO:


  • auto-descoberta

  • aumentar a auto-expressão criativa

  • aliviar o stress relacionado com o trabalho

  • lidar com a transição, a mudança e promover a resiliência

  • transmutar fardos profissionais (assistentes sociais, profissionais de saúde, conselheiros, psicólogos, etc.)

  • libertar e reescrever histórias que estão fechadas em si próprias

  • desenvolvimento pessoal

  • melhorar as relações

  • definir objectivos e uma visão de futuro

  • superação das adversidades

  • libertar as inibições

  • etc.


Se estiver interessado em participar nalgum destes workshops ou organizar um para a sua organização/ grupo, envie por favor email para: thejourney.portugal@gmail.com



(1) ESCREVER PARA O BEM-ESTAR


Este Workshop de Escrita para o Bem-Estar pode ser personalizado para objectivos específicos exclusivos de cada organização/grupo, por exemplo:


  • mitigar o stress no trabalho e o esgotamento

  • lidar com a transição, a mudança e para promover a resiliência

  • aliviar a fadiga de assistentes sociais, profissionais de saúde, conselheiros, terapeutas de trauma, etc.

  • apoio entre pares e formação de equipas

  • desenvolvimento pessoal

  • definição de objectivos e visão de futuro

  • superar adversidades

  • fazer o luto por perdas e seguir em frente

  • melhorar a saúde

  • sucesso nos negócios e na carreira


A neurologista Judy Willis explica que a prática da escrita melhora a forma como o cérebro recebe, processa, retém e procura informação; uma vez que promove a concentração e a atenção, reforça a memória a longo prazo e clarifica padrões.


E o psicólogo social Tim Wilson descobriu que as técnicas de "estímulo de histórias" produzem mudanças surpreendentemente eficazes na perspetiva e no comportamento.


Este workshop inclui todo o tipo de exercícios de escrita (inclusive cruzando com a meditação e artes expressivas) leituras e partilhas, para alcançar um maior bem-estar emocional, psicológico, físico e espiritual.




(2) ESCRITA CRIATIVA


Esta é uma oportunidade em que os participantes, num ambiente não académico, podem brincar com as palavras, libertar-se das suas próprias inibições e descobrir que são originais e que têm algo importante para expressar.


Com este workshop, os participantes terão a oportunidade de descobrir exercícios práticos que os podem ajudar a incorporar a escrita no seu quotidiano, a encontrar a sua própria voz, a estimular a sua criatividade, a melhorar as suas competências literárias e a partilhar a riqueza das suas histórias.





(3) ESCRITA DE AUTO-DESCOBERTA


A escrita é um processo iluminador e curativo e uma das formas mais belas de nos reconectarmos com a nossa paisagem interior.


Neste workshop vamos desenvolver muitos exercícios práticos que encorajam a exploração de emoções, memórias e experiências... Ao mesmo tempo, descobriremos novas formas de desenvolver uma forma de escrita mais rica e vital.


Inspirado na famosa frase de Eleanor Roosevelt, "Faz todos os dias uma coisa que te assuste", a Escrita de Auto-Descoberta é um processo que utiliza a escrita como um caminho para o auto-conhecimento e como um catalisador para a transformação pessoal, integrando mindfulness, movimento, escrita expressiva, inquérito e diário reflexivo.


Com este workshop pode:


#1 Explorar a escrita como uma ferramenta poderosa para o auto-cuidado e auto-descoberta

#2 Descobrir como a escrita pode ser importante para criar um novo futuro

# 3 Encontrar métodos para acalmar a voz da auto-crítica

# 4 Usar a escrita para se reconectar com a sua melhor versão




Sobre Ana Teresa Silva:


Ana Teresa Silva combina 30 anos de jornalismo e escrita com o seu trabalho como Life Coach, Practitioner de PNL, PSYCH-K®, Meditação e facilitadora de Biodanza. É também formadora certificada em Escrita Criativa e na área do Desenvolvimento Pessoal. 

Como jornalista independente, trabalhou em rádio, televisão, revistas, documentários e na web.

Como escritora premiada, navega entre o romance, a poesia e a literatura infantil. Tem 8 livros publicados e, na sua escrita, reflete a alquimia recolhida na convergência dos seus múltiplos caminhos.





Testemunhos sobre o trabalho com Ana Teresa Silva:


"Uma reconexão comigo mesma, um libertar de julgamentos, obstáculos e bloqueios. Comparo este trabalho com a Ana Teresa Silva a uma viagem de descoberta pelos contornos da nossa essência criativa e intuitiva. Através de desafios meticulosamente entrelaçados, viajei por emoções, aromas, sentimentos e memórias que se desdobraram em textos fluidos, desbloqueados e livres de medo ou julgamento. Sentir o poder da ressonância na minha escrita foi um grande passo para continuar a querer escrever mais e melhor. A Ana Teresa facilitou-me este processo. Estou muito grata."

Ana Pracaschandra, jornalista



"O ato de escrever tornou-se descomplicado e faz agora parte do meu dia a dia. Os exercícios propostos, bem como o feedback após a sua leitura, permitiram-me perceber as potencialidades e os limites atuais da minha escrita. Só assim posso trabalhá-la e torná-la cada vez mais capaz, utilizando o manancial de ferramentas fornecido pela facilitadora Ana Teresa Silva. O enunciado de cada exercício foi sempre uma porta aberta à criatividade: guiou-nos para áreas de maior ou menor (des)conforto."

Andrea Rocha, socióloga


"Apreciei particularmente o aspeto prático, onde nos foram apresentados vários exercícios e métodos que nos permitiram procurar a imaginação pessoal, a elasticidade verbal e a ousadia criativa. A apresentação de "jogos" para desbloquear a singularidade de cada um, a criação de cenários, situações e personagens são ferramentas que ajudaram claramente a ultrapassar o síndroma da folha em branco.

Nuno Simões, director financeiro


"Um desafio que se transformou numa viagem interior, por vezes intensa, mas sempre gratificante. Há caminhos imprevistos que nos levam a descobrir recantos escondidos de nós próprios e daqueles sobre quem escrevemos. Este workshop levou-me por esses caminhos, abriu janelas, desvendou paisagens inesperadas... O tempo passou a correr e o meu coração ficou cheio. Cheguei ao fim com vontade de explorar mais e mais. Fico à espera de mais desafios como este."

Fátima Serpa, Gestora


"A facilitação da Ana Teresa Silva foi magistral, sem pressas e determinada. Sem se coibir de responder aos seus próprios desafios de escrita, com ambição e um programa bem definido, atenta e exigente sem ser diretiva, fluindo em sintonia com a evolução do grupo. E que grande grupo de pessoas apaixonadas pela escrita, pela vida, com estilos muito diferentes e dispostas a partilhar o que escreviam, sem julgamentos, com abertura. Gostei muito e recomendo."

Arthur Vasconcelos, Consultor de Empreendedorismo



Se estiver interessado em participar nalgum destes workshops ou organizar um para a sua organização/ grupo, envie por favor email para: thejourney.portugal@gmail.com


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


bottom of page